top of page
Foto do escritorBlog Vimarense

ENTREGA DA MEDALHA MARIA FIRMINA DOS REIS MARCA ABERTURA DA SEMANA LITERÁRIA EM GUIMARÃES



No dia 11 de novembro, segunda-feira, a prefeitura de Guimarães, por meio das secretarias de Educação e de Cultura

e Turismo, realiza uma cerimônia especial de abertura de sua tradicional Semana Literária Maria Firmina dos Reis, que este ano tem a temática “Contos e encantos das vozes negras na literatura brasileira”. O evento acontece às 19h, na Unidade Escolar Prof. Edson Anchieta, com a entrega da Medalha Maria Firmina dos Reis a personalidades que se sobressaem na divulgação da vida e obra da escritora, escritores e compositores. A data 11 de novembro foi escolhida para marcar os 107 anos de falecimento da primeira romancista negra do país e a programação se estende até o dia 15, mobilizando toda a rede pública de ensino com diversas atividades culturais, dentro e fora das escolas.

 

A autora de Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil, nasceu em São Luís, mas aos 22 anos mudou-se para Guimarães como professora concursada e lá viveu até falecer, aos 92 anos de idade. Hoje conhecida como ‘terra do sol e do mar’, Guimarães sempre foi cantada em verso e prosa por Maria Firmina, que não poupava elogios ás belezas naturais de uma das mais belas cidades do litoral ocidental maranhense.


A escritora ganhou projeção internacional graças ao trabalho de muitas pessoas, e a outorga da medalha Maria Firmina dos Reis é um reconhecimento oficial dessas iniciativas que colaboraram para que a escritora seja, atualmente, uma inspiração para diversos trabalhos científicos e um atrativo cultural e turístico para o município.


A Semana Literária é uma lei municipal em Guimarães, proposta pelo atual prefeito Osvaldo Gomes, durante seu primeiro mandato como vereador. A lei foi instituída com o objetivo de promover a leitura e o interesse por literatura e arte entre os estudantes, professores e comunidade em geral. Este ano, com o tema “Contos e encantos das vozes negras na literatura brasileira, a Semana pretende celebrar a diversidade e riqueza cultural da literatura afrodescendente e estimular a reflexão sobre questões raciais e sociais.



Uma semana de literatura no ar


Entre as principais atividades programadas, constam ilustrações de capas de livros, criação de quadrinhos, escrita de contos, desenho de personagens, Quiz literário, representação teatral de cenas de obras literárias e jogos de tabuleiro. Nos espaços públicos da cidade estão previstas mostra de filmes ligados ao tema, roda de conversa sobre temas raciais, exposição de livros e pinturas, visita ao museu, a lugares históricos e ao Farol do Saber, além de exposição de trabalhos literários, danças afrodescendentes, festival de músicas, toadas, karaokê e exposição de comidas típicas.


Confirmaram presença para receber a medalha as seguintes personalidades: Denise de Lima Santiago Figueiredo, João Batista Lopes Bogéa (in memoriam) representado pela filha Heleudes Nazaré Bogéa , Josias Silva Sobrinho, José Eduardo Sereno, Jéssica Catherine Barbosa de Carvalho, Loreley Fernandes Nascimento Moraes, Luiza Leite Bruno Lobo,  Marco Adriano Fonseca, Maria da Conceição Carneiro, Maria Lira do Socorro Pereira, Natércia Moraes Garrido, Patrícia Fernanda Massetti de Lima, Rafael Balseiro Zin, Raimundo Luiz Ribeiro, Gutemberg Marques Bogéa, José Antônio Silva (Capixaba), Luzinei Araújo e Terezinha Barbosa Avelar.


Também foram contemplados com a medalha, mas não poderão comparecer: José de Ribamar Coelho Santos (Zeca Baleiro), Francisco de Assis Duarte Saldanha, ⁠Carlos César Teixeira Souza, ⁠José de Ribamar Froz Sobrinho, ⁠Alfina Pereira de Freitas, ⁠Eduardo de Assis Duarte e ⁠Constância Lima Duarte.



Texto: Cláudia Baima

Transcrito do Jpturismo.com.br

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Destaque
Tags
bottom of page